9 Curiosidades sobre o Lago Titicaca – o lago navegável mais alto do mundo

O Lago Titicaca é um corpo de água da América do Sul, na fronteira entre Peru e Bolívia, dois países localizados na Cordilheira dos Andes.

Quem pretende conhecer o lago a partir do Peru pode ter como base a cidade de Puno, onde está a comunidade flutuante de Los Uros. Já pela Bolívia, a cidade base é Copacabana.

Neste texto você vai conhecer 9 curiosidades e muitos fatos interessantes sobre o Lago Titicaca.

Curiosidades sobre o Lago Titicaca:

1 – A curiosidade mais popular sobre o Lago Titicaca é que esse é o lago navegável mais alto do mundo, estando 3.821 metros acima do nível do mar.

lago titicaca
Lago Titicaca visto do Cerro El Calvario, em Copacabana (Bolívia) (Foto: Acervo pessoal – Tissiana Souza).

2 – Titiqaqa é a grafia em quéchua (idioma andino) e significa “lago dos pumas de pedra”.

3 – A maior ilha do lago fica na Bolívia – é a Isla del Sol – considerada o berço da civilização Inca e próxima à cidade de Copacabana.

lago titicaca (1)
Estátuas dedicadas a Manco Kapac, primeiro imperador Inca, e sua esposa Mama Ocllo. Ambos teriam nascido na Isla del Sol (Foto: Acervo pessoal – Tissiana Souza).

4 – É o maior lago de água doce da América do Sul, ocupando uma superfície de 8.560 km², equivalente a 1.198.879 campos de futebol. Considerando todos os lagos do nosso subcontinente, o Lago Titicaca é o terceiro maior, perdendo para o Lago Maracaibo (na Venezuela) e a Lagoa dos Patos (Brasil).

5 – O Lago Titicaca tem uma profundidade média variando entre 140 e 180 metros. Sua profundidade máxima é de 280 metros na Ilha Soto (Peru) (Fonte: Unesco).

lago titicaca (2)
Lago Titicaca em Puno, no Peru (Foto: Acervo pessoal – Tissiana Souza).

6 – A largura máxima do Lago Titicaca chega a 80 km, enquanto seu comprimento é de 193 km.

7 – O lago se formou por um processo geológico de origem tectônica de afundamento da Meseta Andina, o que gerou uma grande depressão posteriormente preenchida por água. Os estudos apontam que o lago surgiu há cerca de 3 milhões de anos, durante o Período Terciário.

8 – A planta mais popular do Lago Titicaca é a totora (junco), planta aquática que pode atingir de 1 a 3 metros de altura dependendo de sua espécie. No Peru, essa planta é tradicionalmente utilizada para a construção de embarcações, casas e manutenção das ilhas artificiais flutuantes da comunidade de Los Uros (Puno).

lago titicaca (3)
Essa é a totora e os pés que aparecem na foto são meus. Ilhas flutuantes da comunidade de Los Uros, em Puno (Peru) (Foto: Acervo pessoal – Tissiana Souza).
lago titicaca (4)
Ilha flutuante pertencente à comunidade de Los Uros, em Puno (Peru). (Foto: Acervo pessoal – Tissiana Souza).

9 – No lado peruano, o lago é integrante da Reserva Natural Titicaca, uma área ambientalmente protegida criada em 1978 com o objetivo de preservar a sua biodiversidade, que inclui algumas espécies endêmicas (ou seja, que só existem no local), como a rã-gigante-do-titicaca.

***

A América do Sul é cheia de lugares magníficos para desbravar! A região da Cordilheira dos Andes, na minha opinião, é um dos pontos mais fantásticos para conhecer. Sou fascinada pela beleza das montanhas dos nossos países vizinhos.

Estou no Instagram com o perfil @tissiana.souza e convido você a navegar pela minha rede social e descobrir minhas próximas aventuras!

Deixe um comentário