Neil Armstrong, ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969, disse:
“É um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a humanidade”.
A Lua sempre apresentou um fascínio nos seres humanos. Único satélite natural do Planeta Terra, ela inspira diversas histórias, os apaixonados, a composição de músicas e também os nomes de lugares turísticos.
E você sabia que na América do Sul existem alguns “vales da Lua” ou “valles de La Luna” para explorar? Neste texto apresento três “vales da Lua” em três países diferentes para você viajar… ou se sentir fora do nosso planeta!
1. Valle de La Luna – San Pedro de Atacama (Chile)
O Valle de La Luna está situado a 13 km de San Pedro de Atacama, no coração do deserto não polar mais seco do mundo – o Deserto do Atacama.
Esta é uma das atrações turísticas mais populares para quem visita o Deserto do Atacama, possuindo diversas formações rochosas impactantes, vistas de literalmente tirar o fôlego dos visitantes e cavernas salinas (antigas minas de sal).
Dentre os destaques do complexo do Valle de La Luna estão a Duna Mayor, o Anfiteatro (paredão rochoso onde é possível observar diversas falhas tectônicas), e as Três Marias.


Horário de funcionamento: De Setembro a Março (Bicicletas de 09:00 às 11:00 hs; Automóveis de 09:00 às 17:00 hs). De Abril a Agosto (Bicicletas de 08:00 às 11:00 hs; Automóveis de 08:00 às 16:00 hs. O acesso não é permitido para pessoas à pé.
Quanto custa? 14 USD (geral), 7 USD (crianças entre 11 e 17 anos), 7 USD (Idosos – acima de 60 anos). Os valores são referentes ao mês de Abril/2025.
2. Valle de La Luna (La Paz – Bolívia):
Um dos lugares mais surpreendentes de La Paz é certamente o Valle de La Luna, uma formação rochosa de cores claras e irregulares que parecem um conjunto de chaminés.

Não sei se essa história é verdade ou não, porque está na Wikipedia, mas os que acreditavam que a primeira transmissão feita diretamente do solo lunar era falsa, achavam ela tinha sido feita no Valle de La Luna de La Paz.

Fake news ou não, visitar o local é realmente um passeio incrível e de outro mundo, além de render fotos maravilhosamente bonitas!
Não encontrei informações sobre horários e preços do Valle de la Luna de La Paz.
3. Vale da Lua (Alto Paraíso de Goiás, GO – Brasil):
A nossa deslumbrante Chapada dos Veadeiros tem cenários espetaculares e o Vale da Lua, no município de Alto Paraíso de Goiás, é um desses lugares de encher os olhos.
As formações basálticas, esculpidas pelas águas do Ribeirão São Miguel, ganham formatos únicos e fotos arrebatadoras.

Para chegar a essa superfície lunar na Terra, é preciso caminhar por uma pequena trilha de nível fácil. Além da superfície erodida em formatos arredondados, tem-se a vista da escarpa da Chapada dos Veadeiros.

Horário de funcionamento: das 08:00 às 16:00 horas.
Quanto custa? R$50,00 (inteira). R$25,00 (moradores da Chapada dos Veadeiros, idosos acima de 60 anos). Gratuito (Crianças até 7 anos). Preços referentes ao mês de Abril/2025.
***
E você conhece algum outro Vale da Lua mundo afora? Já visitou esses Vales da Lua na América do Sul?
Se você quiser saber qual é a minha próxima aventura, estou no Instagram com meu perfil @tissiana.souza ! Te espero lá também 🙂
