Jardineira da Tarde: o melhor carnaval de rua do interior de São Paulo

É tempo de Carnaval! Quem me conhece, sabe que eu adoro escutar rock. Mas, eu tenho uma “queda monstruosa” pelo Carnaval, que, na minha opinião, é a melhor festa de rua do ano!

A Jardineira da Tarde, que acontece na cidade de Taquaritinga no sábado e na segunda-feira de Carnaval, sendo considerado por muitos um dos melhores carnavais de rua do interior de São Paulo nessa época do ano!

Nesse Carnaval você vai encontrar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos pelas ruas. Imagine a energia positiva de pessoas fantasiadas aproveitando as tradicionais marchinhas. É a pulsação do trio elétrico! Um coral de vozes ecoando clássicos carnavalescos! Isso é a Jardineira!

jardineira da tarde
01/03/2025 – Vem Jardineira, vem meu amor!

CURIOSIDADES SOBRE A JARDINEIRA:

As curiosidades a seguir estão no perfil oficial da Jardineira da Tarde no Instagram:

  • O nome do bloco é uma homenagem à canção “Jardineira” (1939), de autoria de Orlando Silva, e nos leva aos tempos em que os ônibus eram chamados de jardineiras.
  • A Jardineira da Tarde saiu pela 1ª vez em 2009, inspirada pela Banda de Ipanema (Rio de Janeiro), que toca marchinhas carnavalescas.
jardineira da tarde 1
Eu, na Jardineira da Tarde de 2024.

O PERCURSO:

A concentração da Jardineira da Tarde acontece a partir das 16:00 horas em frente ao Bar do Tadao, localizado na esquina da Rua Visconde do Rio Branco com a Rua General Glicério.

Antes da Jardineira sair, já acontecem algumas apresentações com música, um “esquenta” para os foliões.

O Bar do Tadao é conhecido como “berço do Carnaval taquaritinguense” e está em funcionamento desde 1978, sendo um dos estabelecimentos comerciais mais tradicionais de Taquaritinga.

O ônibus da Jardineira da Tarde começa o percurso mais ou menos às 17:00 horas, e desce a Rua Visconde do Rio Branco até a Rua Prudente de Moraes, onde vira à esquerda.

jardineira da tarde 2
Multidão segue a Jardineira da Tarde em Taquaritinga, SP (01/03/2025)

Embalada pelas antigas marchinhas de Carnal, a multidão começa a tomar a rua seguindo a Jardineira.

A energia da galera é sempre muito positiva! A massa forma um grande coro, acompanhando os músicos que embalam a folia!

Espumas, confetes, serpentinas e muito glitter vão tomando conta da festa! E claro, muita criatividade nas fantasias!

O percurso é mais lento na Rua Prudente de Moraes e segue até a Praça Dr. Waldemar d’Ambrósio (Praça Centenário). Como essa rua é uma descida bem inclinada, conseguimos ver a quantidade de foliões acompanhando a Jardineira da Tarde.

jardineira da tarde 3
Jardineira desce rumo à Praça, embalando o povo com as marchinhas de Carnaval (01/03/2025)

É muito bonito e chega até mesmo ser emocionante ver tanta gente se divertindo na rua! O Sol de fim de tarde, a famosa golden hour, deixa essa parte do percurso ainda mais especial!

Também gosto do fato de que a Jardineira da Tarde passa por prédios antigos da cidade, com aquela arquitetura cheia de detalhes que quase não encontramos mais.

A Jardineira da Tarde faz um trajeto de aproximadamente 700 metros, que são realizados em cerca de 1 hora e 30 minutos.

jardineira da tarde 4
Foto de 2024, no meio da galera, aproveitando o melhor Carnaval de rua do interior!

A dispersão acontece na Praça Dr. Waldemar d’Ambrósio, onde as pessoas aproveitam para descansar, sentar e se hidratar após a descida.

Eu gosto de acompanhar a Jardineira fazendo o trajeto junto com ela e de preferência, bem pertinho do ônibus!

Porém, há quem goste de escolher um ponto pelo caminho e ficar parado observando os foliões passarem. Cada um curte à sua maneira.

ONDE ESTACIONAR?

Não há estacionamento, já que o evento é aberto e ocorre em um espaço público. Portanto, os carros ficam estacionados nas ruas, no entorno do percurso.

MINHA OBSERVAÇÃO:

Há 3 carnavais seguidos eu acompanho a Jardineira da Tarde.

Nesse ano de 2025, o que me incomodou foi a presença dos banheiros químicos no quarteirão do Bar do Tadao com as portas viradas para a rua. Ou seja, se você chegasse perto da Jardineira enquanto ela ainda estava parada para tirar uma foto, você corria o risco de tomar uma portada de quem saía do banheiro.

Além disso, a rua ficou apertada. Não sou uma profunda entendedora desse assunto, mas acredito que seria mais conveniente se os banheiros se localizassem na Rua General Glicério ou na Rua Campos Sales.

***

Quer saber qual vai ser minha próxima aventura?

Estou no Instagram com o perfil @tissiana.souza. Será uma alegria ter você me acompanhando por lá!

Deixe um comentário